Categorias Blog
Receba Nossas Novidades

    QUAL É A POSIÇÃO CORRETA DAS TAÇAS NA MESA POSTA?

    Uma dúvida frequente que recebo é sobre posição e ordem das taças à mesa. Por isso essa matéria foi produzida especialmente para sanar todas as dúvidas.

    Como é de costume por aqui, preparei um vídeo explicativo com detalhes:

    Sabe por que quando nós vamos nesses restaurantes dos mais elegante, quase sempre as taças já estão na mesa e normalmente à direita?  Isso acontece porque de acordo com a etiqueta, o serviço de bebida ele é feito pela direita, então na verdade elas estão a direita pra facilitar o serviço do garçom.

    As bebidas são servidas harmonizadas com o cardápio, ou seja, nós podemos ter um tipo de vinho para cada tempo, um para a entrada, um no prato principal e outro para a sobremesa.

    Quando nos sentamos a mesa, normalmente as taças estão do lado direito, então precisamos entender o tamanho das taças e o posicionamento correto delas a mesa:

    • A taça menor, é a taça da entrada, geralmente servida com algum vinho branco.
    • A taça que fica no meio, é a que acompanha o prato principal, geralmente servida com um vinho tinto.
    • E a taça maior que sempre fica mais à esquerda, ela é a taça de água, que deve permanecer cheia desde o momento em que nós chegamos, até o momento de vamos embora de uma recepção.
    • A taça de espumante ou de champagnat, que nós chamamos de flute, ela normalmente fica atras de todas as outras taças, para aguardar até a sobremesa. Então na hora da sobremesa só devem ser retiradas da mesa, a taça da entrada e a do prato principal, e deixar a de água acompanhando a de espumante.

    Pode acontecer de você optar por oferecer apenas um tipo de vinho, então nesse caso, considere apenas a taça do vinho que você vai servir (branco ou tinto), mas mantenha a de água acompanhando. 

    Na hora de pensar na produção da mesa, avalie se será uma coisa mais clássica ou mais informal. Para as composições mais formais é sempre legal utilizar as taças do mesmo conjunto e que sejam translúcidas.

    E as taças decoradas? Neste caso, elas não devem ser usadas para o vinho, mas é uma excelente oportunidade coloca-las no lugar das taças de água. A mesma coisa o copo, que também pode ir no lugar da taça de água. Mas lembre-se de colocar a mesa, apenas aquilo que você for realmente usar.

    Ao servir, tenho algumas dicas importantes:

    • A primeira é que nós não devemos servir bebidas que ultrapasse dois terços da taça.
    • Outra coisa muito importante é não segurar a taça pelo bojo, devemos segurar sempre pela haste, porque evita que você esquente a bebida como calor das mãos.
    • E geralmente as bebidas são servidas pelo garçom ou pelo anfitrião, e se você é o anfitrião, não cometa a gafe de encostar o bico da garrafa na taça, isso é muito deselegante.
    • Agora vai uma dica especial para as mulheres, antes de vocês se sentarem a mesa, vá discretamente à toalete e tire o excesso de batom, isso vai evitar de marcar as taças.
    • Se o anfitrião resolver fazer um brinde, não se esqueça de olhar nos olhos dele e tomar um gole da bebida antes de voltar com a taça na mesa.

    Espero que você tenha gostado das dicas 🙂
    Me acompanhe por aqui e nas redes sociais para mais conteúdo sobre esse universo que amamos!

    Com carinho,

    Soraia Lopes.