Categorias Blog
Receba Nossas Novidades

    COMO USAR O SOUSPLAT NA MESA POSTA?

    Sousplats: para que servem? Como utilizar? Quais os tipos disponíveis?

    Os sousplats não foram criados apenas para ser um item de decoração na mesa, eles foram criados para servir como base de apoio para os pratos rasos e também tem a função de proteger a sua mesa de possíveis respingos que podem acontecer durante a refeição. E ao contrário do que muita gente pensa, eles também são muito úteis para demarcar os lugares na mesa durante as recepções com serviço à americana.

    No vídeo abaixo eu falo em detalhes sobre esse item:

    Nas recepções informais eles podem tranquilamente ser dispensados, mas com o aquecimento comercial na área de mesa posta, eles já são encontrados nas mais diferentes cores, texturas e materiais. Inclusive aqui no Brasil, algumas marcas resolveram investir na produção de sousplats específicos para os pratos de sobremesa, um costume inglês que tem ganhado espaço por aqui e tem feito o maior sucesso.

    Agora eu vou entrar naquele assunto polêmico a respeito das placas de MDF com capas de tecido. São Sousplat ou não?

    Bom, chamem como quiser, mas um sousplat só é um sousplat se ele realmente tiver ao centro um rebaixo perfeito que dê para encaixar o fundo do prato.

    Na minha opinião, as placas de MDF são muito democráticas e se forem usadas corretamente elas podem ficar lindas na composição. Mas sempre prestando atenção ao tamanho e definir qual vai ser a utilização, se ele vai ser usado como sousplat ou como jogo americano.

    Se vocês resolverem optar pelo de 33cm que vai fazer a função do sousplat, você vai poder observar que o prato vai servir perfeitamente sobre ele. Agora se vocês optarem por utilizar a base um pouco maior que vai de 35 cm a 37 cm mais ou menos, você vai observar que ela vai servir como um jogo americano, podendo colocar além dos pratos sobre elas, os talheres também.

    Uma dica infalível para você não errar na hora de utilizar o sousplat, é você entender que sobre eles só vai o prato raso, seja para servir a entrada, seja para servir um caldo ou sopa ou até um risoto sem o acompanhamento de uma proteína. Todos esses pratos, vão sobre o prato raso. E só para lembrar, na hora da sobremesa, os sousplats devem ser retirados da mesa, eles não fazem parte desse momento da recepção. Existe uma grande diferença entre o sousplat e o lugar americano, se a sua produção for informal, mas mesmo assim você resolver utilizar o sousplat, jamais coloque os talheres sobre ele, sempre mantenha os talheres sobre a roupa de mesa. Mas o mais importante de tudo isso, é que você pratique mesa posta, coloque amor nas suas composições e receba os convidados sempre com muito carinho.