Categorias Blog
Receba Nossas Novidades

    COMO MONTAR UMA TÁBUA DE FRIOS?

    Uma dúvida frequente no momento de montar uma tábua de frios é: o que combina ou não com a proposta? O que colocar? Nesse vídeo eu explico em detalhes como eu monto as tábuas aqui em casa e que sempre agrada muito a todos os paladares:

    Para você que prefere ler o passo a passo:
    Antes de começar a montagem, uma dica importante: tire todos os ingredientes da geladeira 30 minutos antes de começar o preparo da sua tábua. Especialmente os itens frios, ficam mais fáceis de manusear.

    Para a distribuição dos itens: coloque os queijos primeiro, por serem maiores, é importante perceber qual espaço eles ocuparão na tábua.

    Depois corte os queijos de maneira que metade fique cortado e a outra metade permaneça inteira. A seleção dos queijos que utilizei nessa tábua são os com os três mais tradicionais: Brie, Gorgonzola e o Parmesão. E dois queijos franceses: Chabichou e o Chevre a L´huile. Para a decoração da tábua, corte um ramo de alecrim e coloque sobre o Chabichou para um toque a mais.

    Outra coisa que é fundamental em qualquer tábua de frios, são as frutas. Escolhi as uvas sem caroços por serem melhores na hora de se servir. E morangos, que você pode servir com ou sem as folhinhas. Como a minha tábua não é tão grande, então requer um pouco mais de atenção, para que caiba um pouquinho de cada alimento que escolhemos para ela.

    As oleaginosas harmonizam super bem com alguns tipos de vinhos, então é muito importante ter uma ou outra nas nossas tábuas de frios. Assim como as frutas secas, na verdade cada um desses itens tem uma função no paladar e é importante prestar atenção nesses detalhes e como isso chamará a atenção dos nossos convidados. Uma outra fruta que eu gosto de usar nas minhas tábuas é o figo, e ele fica bem bonito cortado em quatro.

    Geleias são muito bem-vindas. Minha escolhida foi a geleia de pimenta, acho que ela causa uma explosão de sabores na nossa boca, quando é consumida com o queijo. Então separe um potinho para a geleia também. A geleia e o patê não necessariamente precisam ficar em cima da tábua, pode ser colocada em volta ou meio perto, que também vai facilitar bastante para o seu convidado.

    Outra coisa que é muito importante que seja colocada na tábua, são os pães. Porque eles limpam o paladar até que você vá para a próxima degustação. Por isso os pães sempre fazem parte das mesas de queijos e vinhos. Eu também preparei umas torradas, feitas com azeite, orégano e um pouquinho de sal, e combina super bem com tudo.

    Uma dica: se por acaso a tábua for pequena como a minha, uma sugestão é colocar os pães em uma cestinha que deixa mais organizado e mais harmonioso.

    Outra coisa que é essencial para nas tábuas são as charcutarias, que nada mais são que os salgados, como: salames, presuntos de parma, salame italiano ou presunto cru. É importante também, saber colocar eles na tábua de frios, os mais redondinhos eu gosto de dobrar como se eles fossem um triângulo, porque assim, eles formam como se fossem uma flor na tábua.

    O visual de uma tábua é lindo, mas com todos esses ingredientes, ela fica deliciosa!